PDF, flip-page ou html, qual o melhor formato?

Estou aqui novamente no quadro de opiniões da Anatec, mas agora para comentar outra dúvida recorrente quando o assunto é publicação online.

O mercado digital possui diversas formas para publicações digitais, as mais usadas atualmente são os formatos PDF, o flip-page que é um aplicativo feito em Flash e que simula o folhear de uma revista, e o próprio html que através de código formata em texto corrido as informações.

Outras duas formas de apresentar as informações na internet que também fazem sucesso é o áudio (podcast) e o vídeo.

Porém áudio e vídeo é uma resistência de muitos editores, pois acham que suas matérias devem estar na forma escrita, caso contrário deixa de ser revista. No meu ponto de vista isso é  ruim, pois restringe a divulgação da sua a informação, e para aumentar a penetração de mercado, ter esta informação em diversas mídias é fundamental. A Amazon descobriu isso e hoje tem alguns de seus livros até no formato de fita cassete.

Mas vamos tomar como princípio que as informações tenham que carregar as características do formato revista. Qual formato adotar?

A maioria dos contatos que faço com os meus articulistas são através de emails oi redes sociais. Quando eles me enviam suas matérias, só pelo formato do arquivo dá para saber qual a faixa etária do autor. Isso se dá pelo fato de quando determinada pessoa começou a sua vida digital. Pessoas acima de 40 anos usam o Word, até mesmo para mandar fotos. Entre 40 e 20 anos PDFs, e abaixo dos 20 mandam os textos e fotos no próprio e-mail ou compartilham arquivos nas nuvens . Claro que isso não é regra, mas é o mais comum que encontrei no meu dia a dia.

Mas o que esta conclusão tem a ver com o nosso assunto? Simples, para o meu público de tecnologia a rega segue assim: acima de 40 acessam no formato PDF, abaixo dos 40 o formato html. O flip-page por sua vez não foi muito aceito devido a dificuldade de se ler esquemas. Abaixo dos 20 anos notei que eles preferem muito mais vídeo.

Mas como cheguei a esta conclusão?

Pesquisa! Nada como ter contato com um grupo de leitores para conhecer idade e preferência.

Você costuma perguntar qual formato que seu publico prefere?


Renato Paiotti

Editor-chefe

Editora NCB

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 11 – 9 9155-2446

Informações adicionais