Revista on-line é um erro?

 Para responder esta pergunta, temos que nos perguntar. - O que é revista?

O termo “Revista” não é uma tradução direta do termo inglês “Magazine”. A palavra “Revista” foi o nome dado para um grupo de artigos reunidos num formato diferente dos já conhecidos jornais.

Estes artigos publicados nas “Revistas” eram assuntos mais detalhados das notícias publicadas nos jornais, ou seja, as notícias eram “re-vistas”.

 

O termo “Magazine” - “... the first to use the term "magazine," on the analogy of a military storehouse of varied materiel, ultimately derived from the Arabic makhazin ("storehouses") by way of the French language.” - Wikipedia

 

Se falarmos de “Revista” no que diz respeito ao formato (21 x 28, papel offset, capa verniz...), não existe revista online, pois a revista é um formato de veiculação de notícia, assim com o jornal, a internet, o cd, entre outros. “Revista online” tem a mesma conotação de computador on-line, ou seja, várias folhas no formato “Revista”, grampeadas e conectadas a servidores de notícias, sendo atualizadas constantemente.

Se falarmos de “Revista” no que diz respeito a uma revisão mais detalhada de um assunto, também não é certo, pois a internet não tem os mesmos limites de espaço que os jornais, e que usavam as revistas para detalhar o “Saiba Mais” sobre determinado assunto.

 

Mas porque falamos tanto em Revista online ou online Magazines?

O motivo é que quando nascemos, o termo revista já era algo comum, e associamos o termo “Revista” a um produto e não a um meio. O termo “Revista” é tão intenso, que temos algumas publicações com o nome “Revista” no título.

As “Revistas online” surgiram por uma necessidade das editoras entrarem no mercado digital, pois elas já tinham um certo renome no mercado e precisavam levar seu respeito e credibilidade para a internet.

Mas como colocar estas informações é que gerou uma certa confusão, pois o que deveriam ser levadas para a internet seriam as informações e não o formato, mas se colocassem as informações como páginas de internet, deixariam de ser revistas e passariam a ser um site de notícias. Foi então que algumas soluções apareceram, onde a diagramação e a informação da revista impressa estariam da mesma forma na internet, e por isso chamamos este jeito de simular a revista impressa no formato digital de “Revista online”.

Na minha humilde opinião, o termo “Revista online” foi um nome mal copiado de algumas publicações internacionais, pois o certo seria “e-revistas” ou “e-magazines” (algumas publicações internacionais usar o termo e-Mag), assim como falamos “e-books” para os livros digitais e “e-mail” para correspondências.



Referências:

Magazine - http://en.wikipedia.org/wiki/Magazine

Primeira Revista - http://en.wikipedia.org/wiki/Erbauliche_Monaths_Unterredungen

 

 


Renato Paiotti

Editor-chefe

Editora NCB

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 11 – 9 9155-2446

Informações adicionais