Um modelo de negócio para o jornalismo digital

Como os jornais devem abraçar a tecnologia, as redes sociais e os serviços de valor adicionado

Caio Túlio Costa é vencedor de prêmio jornalista do ano pelo XI Prêmio Anatec 2015

Este trabalho apresenta uma estratégia possível para as empresas jornalísticas formatarem um modelo de negócio rentável na era digital. A partir da constatação de uma disrupção nessa indústria, sugere uma modelagem capaz de garantir produção jornalística de qualidade, independência e vigilância crítica dos poderes. Para tanto, descreve a cadeia de valor do negócio tradicional da imprensa e a reelabora conforme a realidade da comunicação no negócio digital.

esta pesquisa – fruto de temporada passada em 2013 na Columbia University Graduate School of Journalism, em Nova York, na condição de Visiting Research Fellow, graças a uma bolsa de estudos de pós-doutorado financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – apresenta uma estratégia possível para as empresas jornalísticas formatarem um modelo de negócio rentável na era digital. A partir da constatação de uma disrupção nessa indústria, sugere uma modelagem capaz de garantir produção jornalística de qualidade, independência e vigilância crítica dos poderes. Para tanto, descreve a cadeia de valor do negócio tradicional da imprensa e a reelabora conforme a realidade da comunicação no negócio digital.

Clique aqui para acessar a obra na íntegra

Informações adicionais