NOTÍCIAS

Influencer marketing: como gerar leads?

Conquistar novos clientes está cada dia mais difícil: enquanto a concorrência aumenta vertiginosamente, a publicidade tem cada dia menos efeito perante os consumidores, que são impactados constantemente por centenas de ofertas. Para as empresas se manterem no mercado, além de fidelizar os atuais consumidores, é necessário conquistas novos clientes. Uma das estratégias mais eficazes neste sentido é a geração de leads, que no futuro podem se converter em clientes fidelizados.

O que são Leads?

Leads são potenciais consumidores que demonstraram interesse em um produto ou serviço da marca. Isto acontece, geralmente, através do preenchimento de um formulário com dados como nome, e-mail e telefone. Este preenchimento pode ser feito por diversos motivos: assinar newsletter, pedir informações, acessar conteúdo especial etc. Os Leads são essenciais para as empresas conquistarem novos clientes e fidelizarem consumidores atuais, pois trabalhando-os corretamente é possível gerar interesse no consumidor para que ele concretize a compra num futuro próximo.

Como gerar leads

Existem diversas maneiras de gerar leads para sua empresa, listamos aqui algumas delas:

Formulários – Deixar formulários bem visíveis, tanto online quanto offline. Em seu site, mantenha uma caixa de formulário disponível em todas as páginas. No estabelecimento comercial, disponibilize formulários em papel ou iPads para que os clientes possam preencher com seus dados.

SEO – Search Engine Optimization é a técnica utilizada para otimizar sites, com o objetivo de conseguir um melhor posicionamento nos sites de busca. Com essa otimização, seu site terá mais chances de aparecer na primeira página de buscas do Google, atraindo mais tráfego e consequentemente, aumentando a chance de gerar leads.

CTA – não subestime o poder do CTA: peça diretamente para o consumidor se cadastrar na sua base de dados sempre que possível. Em posts no blog, nas redes sociais, vídeos, no site etc.

Concursos culturais e sorteios – ofereça um bom prêmio para ser sorteado entre todos que se cadastrarem ou que participarem de um concurso cultural. Além de gerar buzz em relação à marca, esta ação tende a gerar muitos leads, já que as pessoas tendem a participar de atividades deste tipo.

Benefícios – ofereça descontos, brindes ou promoções exclusivas para quem se cadastrar no mailing da sua empresa.

Indicações – crie um programa de indicações, onde quem indicar amigos para se cadastrar, ganha algo em troca, como: descontos, brindes publicitários, produtos e etc.

Eventos – durante feiras, eventos e congressos que a empresa estiver participando, aproveite o contato direto com os possíveis consumidores para criar uma base de dados com e-mail.

Como gerar leads com o influencer marketing

As estratégias apontadas acima são só algumas das ações que podem ser tomadas para gerar leads. Para inovar e conseguir ainda mais, pode usar o marketing de influência. A primeira opção neste segmento é usar influenciadores: procure por aqueles que falem diretamente com o público alvo da empresa e faça ações com eles. O próximo passo é construir um relacionamento com estes influenciadores, que passa por diversas fases: primeiro é preciso criar uma conexão, depois ganhar a confiança deles e por fim estabelecer uma relação de respeito entre os dois lados.

Este relacionamento deve ser ativado constantemente, através de troca de informações e parcerias. Após construir um relacionamento consistente com os influenciadores selecionados, é hora de fazer ações específicas com cada um deles. Estas ações podem ser desde conteúdo produzido pela empresa para o influenciador publicar em seus canais até ações maiores e mais criativas. 

Por exemplo: contrate um influenciador para dar dicas para seus clientes, criar conteúdo exclusivo para sua marca, de modo que a confiança da audiência do influenciador seja expandida até a sua empresa. Com o relacionamento estabelecido, estas ideias devem surgir naturalmente, pois tanto a empresa quanto o influenciador sabem o que podem oferecer e receber de volta e o que é benéfico para ambos. 

Outra opção é transformar sua empresa numa influenciadora da área em que atua, oferecendo conteúdo de qualidade para conquistar cada vez mais clientes. Isto pode ser alcançado de várias maneiras:

Newsletter – Crie uma newsletter que tenha conteúdo de interesse para seu consumidor. Uma loja de roupas, pode criar um e-mail marketing mensal ou semanal com dicas de tendências ou de como usar determinadas peças, por exemplo.

Blog – aqui é importante reforçar que o blog não deve ser focado em vendas, mas sim em conteúdo que seja interessante para seu público. Trabalhe SEO, cative sua audiência e veja seus leads crescerem organicamente! 

E-books – a ideia é criar um conteúdo mais extenso do que o publicado no blog, que seja útil para seus consumidores. Para baixar o e-book, o consumidor deve deixar seu e-mail. 

Freebies (brindes) – ofereça produtos ou serviços para conquistar mais leads. Pense em fontes, imagens, ícones, templates de excel, materiais para imprimir… As possibilidades são infinitas, mas lembre-se de sempre criar um freebie que seja interessante para seu consumidor e que tenha a ver a área de atuação da empresa. 

Com o uso das estratégias certas, sua empresa irá conseguir gerar leads qualificados e conquistar novos clientes a cada dia! Este post foi escrito de modo colaborativo com a Gráfica Online 360imprimir. 

Category: Como fazer

Por Raony Coronado - 26 de Abril de 2018

Autor: Raony Coronado

Integrante da equipe de marketing do Comunique-se. Editor e responsável pela produção de conteúdo. Formado em Comunicação Social pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e MBA em Marketing e Gestão pela ESPM. Aprimorando os conhecimentos em Content Marketing e experiência em SEO. Em caso de dúvida, escreva para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Fonte: https://portal.comunique-se.com.br

Informações adicionais